Última Hora

• Nenhum artigo encontrado
Luxemburgo - Rússia 2013

Antevisão: Azerbaijão – Rússia

Este é um jogo que importa ao Azerbaijão. E é um jogo que importa, ainda mais, à Rússia. Mas é, ainda, um jogo que também importa, bastante, a Portugal. Muito se joga neste confronto na região do Cáucaso.

Em primeiro lugar, o Azerbaijão, um país independente à pouco mais de 20 anos, e que nunca antes o fora, zona de várias tribos que sempre se guerrearam e que foi parte integrante da U.R.S.S., gostaria de mostrar ao país criador da União que também sabe, e pode e consegue.

Depois, a Rússia precisa de mostrar que é uma potência, mesmo no futebol. Além do mais, não está, ainda, livre da selecção portuguesa que ainda a pode alcançar e ganhar o 1º lugar no Grupo F.

Por último, Portugal quererá que o Azerbaijão faça por ele, o que ele não conseguiu fazer. Se o Azerbaijão ganhar à Rússia, Portugal só tem de se superar a si próprio e golear o Luxemburgo para conseguir ficar em 1º lugar no Grupo F e conseguir, assim, num passe de mágica, o apuramento directo para a fase final do Campeonato do Mundo de Futebol no Brasil em 2014.

A Selecção da Rússia

A selecção russa, que nasceu de desintegração da U.R.S.S., nunca conseguiu ser o que era. Se a União Soviética era uma potência no futebol, esta Rússia que

Rússia - Azerbaijão

Em casa, a Rússia só conseguiu marcar de penalty ao Azerbaijão

lhe é filha directa, nunca conseguiu ser uma grande selecção.

Não sendo, contudo, uma selecção que assuste, também não é uma selecção a menosprezar. Que foi o que Portugal tem feito até agora. Agora Portugal corre atrás do prejuízo. A descendente Rússia é a 1ª do Grupo F e assim quererá continuar para ir directamente aos Campeonato do Mundo sem ter de se sujeitar à roleta dos play off onde tudo pode acontecer.

No entanto, quando a selecção azeri foi à Rússia, só perdeu por um magro 1 a 0. Ou seja, não se esperam favas contadas a favor de ninguém, nem, obviamente, a favor da Rússia. De qualquer forma esta selecção russa tem excelentes jogadores que quererão ir à grande montra do futebol para se vender. E mostrar que poderão estar em campeonatos, mais quentes, onde os campeonatos não parem no Inverno, e onde a folha salarial seja bem mais impressionante. Se bem que seja na Rússia que se encontram agora alguns dos clubes mais ricos do mundo que têm comprado jogadores a eito e que não estão propriamente em saldo.

E, além de todas estas conjecturas, históricas e factuais, a Rússia tem jogadores de classe mundial que poderão, a qualquer momento, virar o jogo, transformá-lo, elevando a Rússia à sua condição de super-potência do futebol, mesmo que agora esteja em 15º lugar no ranking da FIFA e, portanto, atrás de Portugal. Mas jogadores como Aleksandr Kerzhako e Aleksandr Kokorin são alguns desses jogadores. E eles andam por lá.

A Selecção do Azerbaijão

A selecção azeri tem sido uma surpresa. Uma boa surpresa. Até agora é a rainha dos empates. 5 nesta fase de apuramento. Duas vezes contra o Luxemburgo e

Rússia - Azerbaijão

No Rússia – Azerbaijão foi assim

outras duas contra Israel e ainda outro empate fora contra a Irlanda do Norte. A mesma Irlanda do Norte que acabaria, também, por conseguir derrotar em casa.

Não tendo historial, nem andado na alta roda do futebol europeu, a selecção do Azerbaijão tem conseguido ir construindo uma historia que não tinha. Para já é o número 107 do ranking da FIFA. Mas anda a subir. Aos poucos.

O 4º lugar no Grupo F ainda lho podem tirar. Mas a Irlanda do Norte, que está em 5º lugar tem de ir jogar a Israel. E é um jogo que também não se afigura fácil para os homens de Belfast. Mas o Azerbaijão não quererá perder um lugar que conquistou por direito: afinal, conquistou 4 pontos em 6 possíveis á selecção norte-irlandesa.

Enfim, espera-se um jogo difícil para a Rússia, mas não e espera que esta abra da mão o que tem neste momento. E neste momento está a um espacinho assim de ir de viagem para o Brasil.

It’s going to be painful, but if we work together, we’re going to http://writemypaper4me.org/ get through it

Outros Artigos Recomendados

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *