Última Hora

• Nenhum artigo encontrado
Giorgos Karagounis

Antevisão: Grécia – Roménia

Poderá parecer irónico, mas a verdade é que uma pequena percentagem de Portugal estará em jogo no encontro entre as selecções da Grécia e da Roménia, amanhã, Sexta-feira, dia 15 de Novembro, às 19:45′.

Depois da grande desfeita que os gregos nos fizeram em 2004, ao virem ganhar o Euro 2004 a Portugal, com um futebol tristonho e cinzento, Fernando Santos, português, é o seleccionador helénico e a pequena percentagem lusitana que estará em campo amanhã.

A Grécia, que fez uma boa campanha na fase de grupos do apuramento para o Mundial, só tendo perdido pontos num empate em casa e numa derrota fora contra a selecção que se revelou a sua concorrente directa, a Bósnia Herzegovina, acabou a lutar até ao fim contra a mesma Bósnia Herzegovina que, entretanto, perdia em casa com a Eslováquia, terceira classificada no grupo a uma distância considerável. O problema da Grécia, para além de ter perdido no confronto directo, foi a falta de golos, menos de metade dos marcados pela Bósnia Herzegovina.

Já a Roménia, terra de emigrantes e de imigrantes, terra de partida de muita gente que procurou Portugal para tentar a sua sorte, e terra de chegada de alguns portugueses que encontraram em clubes romenos a solução para continuar a jogar futebol, teve uma campanha mais atribulada e difícil. A Holanda, a Hungria e a Turquia eram concorrentes directos. No fundo a Holanda era de outro campeonato. E assim foi. A luta da Roménia acabou por ser contra a Hungria e Turquia, e só levou vantagem no último jogo quando a Turquia perdeu contra a Holanda, porque no confronto directo, ambas foram ganhar a casa do adversário, mas a Turquia ganhou por mais 1 golo.

A Selecção da Grécia

Mas vamos lá ver. Tem a Grécia capacidades reais de ultrapassar a Roménia? Numa primeira análise, sim. Principalmente em casa. A selecção grega não é muito

Grécia - Liechtenstein 2013

Os 2 a 0 com que a Grécia ganhou ao Liechtenstein não foram suficientes para o 1º lugar no grupo G

marcadora mas, por outro lado, também não sofre muitos golos. Os Gregos, e nisso Fernando Santos encaixa muito bem nesta equipa, é uma selecção de muita contenção, que dá muita atenção à defesa e à destruição de jogo adversário. Por isso é que o jogo grego acaba por ter melhores resultados com equipas superiores – um pouco como a selecção portuguesa mas por motivos diferentes.

Na sua campanha de apuramento, a selecção da Grécia marcou, ao todo, 12 golos. 12 golos em 10 jogos. Dá uma média de 1 golo por jogo, mais coisa menos coisa. Mas ao mesmo tempo, nesses mesmo 10 jogos, a Grécia sofreu somente 4 golos e, 3 deles, num só jogo com a Bósnia Herzegovina. É obra. Só para termos uma comparação pode dizer-se que nos mesmos 10 jogos da fase de apuramento, a selecção portuguesa sofreu 9 golos.

A selecção grega pode estar já um pouco velha, mas isso também significa mais madura, mais rodada, mais apta e sabedora do que fazer. Por lá ainda andam os ex-benfiquistas Georgios Karagounis e Konstantinos Katsouranis, para além da nova coquelouche do futebol helénico: Konstantinos Mitroglou.

Pode quase dizer-se que o caminhos de Fernando Santos até ao Brasil não parece tão espinhoso que o de Paulo Bento. Só se espera que Carlos Queiroz não fique sozinho no Mundial.

A Selecção da Roménia

Da Roménia tem chegado mais ecos do seu novo e muito interessante cinema do que propriamente do seu futebol. Mesmo com tantos jogadores portugueses imigrados em Bucareste, o seu futebol nunca esteve tão distante das notícias. Já lá vai o tempo, tempo de outras políticas, em que a Roménia, não sendo um colosso (longe disso!), impunha algum respeito, mas nunca chegou muito longe.

Foi preciso chegar aos anos ’90 para que no Campeonato do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, a Roménia conseguisse a sua melhor classificação de sempre num

Roménia - Estónia 2013

No último jogo da fase de grupos, a Roménia venceu a Estónia por 2 a 0

Campeonato do Mundo, ao chegar aos quartos-de-final depois de ter eliminado, hélas!, a selecção argentina. Mas sol de pouca dura porque logo de seguida apanharam com o Brasil e receberam o bilhete de volta à Europa que ainda não era deles.

De qualquer forma não é de descurar uma equipa que acabou por sobreviver num grupo onde estavam a Holanda, a Hungria e a Turquia. Foi um grupo que obrigou a alguma luta até ao fim e ao qual os romenos não viraram as costas. Perdido o grupo para a Holanda – até parecia mal que assim não fosse -, os romenos deram duro contra os húngaros – também eles à procura de um lugar que já tiveram -, e dos turcos que, nos últimos anos têm demonstrado que são uma selecção a ter em conta.

No ranking da FIFA, a Hungria aparece em 43º lugar e a Turquia em 40º, contra o 29º posto da Roménia. Mas muita deste pontuação também vem desta fase de apuramento. No entanto, à atenção da Roménia, a Grécia está no 15º lugar. Ali, coladinho a Portugal.

Por tudo isto, espera-se que sejam dois interessantes e equilibrados jogos para os quais a Grécia parte com alguma vantagem. Mas não se pode sentar à sombra do Olimpo. Até porque no último encontro entre as duas selecções, a Roménia levou a melhor, ganhando por 3 a 1.

Equipas Prováveis

Selecção da Grécia: Guarda-redes – Orestis Karnezis; Defesas – Joannis Maniatis, Dimitrios Siovas, Vasilis Torosidis, Kiriakos Papadopoulos, ; Médios – Alexandros Tziolis, Giorgios Karagounis, Konstantinos Katsouranis; Avançados – Georgios Samaras, Dimitrios Salpingidis e Konstantinos Mitroglou.

Selecção da Roménia: Guarda-redes – Tatarusanu; Defesas – Florin Gardos, Alexandru Matel, Dorin Goian, Razvan Rat; Médios – Costin Lazar, Alexandru Bourceanu, Gabriel Torje; Avançados – Gigel Bucur, Ciprian Marica e Bogdan Stancu.

 

Verwandte lernkarten ghostwritinghilfe.com/ verwandte klausuren lexikon share teilen verwandte artikel stammfunktionen eine grundaufgabe der differenzialrechnung besteht im ermitteln der ableitungsfunktion f zu einer gegebenen funktion

Outros Artigos Recomendados

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *