Última Hora

• Nenhum artigo encontrado
Portugal 0 - 1 Grécia Euro 2004

Antevisão: Portugal – Grécia

É já amanhã, Sábado, dia 31 de Maio, que se encontram, a caminho do Campeonato do Mundo de 2014, no Brasil, a selecções portuguesa e grega, que têm, a ligá-las, a nacionalidade dos respectivos treinadores, ambos portugueses. Do lado de Portugal, Paulo Bento, do lado da Grécia, Fernando Santos, ambos também responsáveis pelos apuramentos das suas selecções para a fase final do Mundial.

Mas também se poderia dizer que, a ligá-las, às duas selecções, o facto de serem países do sul da Europa, da sua periferia, e de ambas enfrentarem crises enormes das quais ninguém vê muito bem o seu fim. Também são dois países com maravilhosas praias, destinos turísticos de países onde o sol, afinal, não brilha com tanta glória.

Ora, o jogo entre as duas selecções será no Estádio Nacional, onde também já se realizou a final da Taça de Portugal entre o Benfica e o Rio Ave e que encerrou a época futebolística nacional. O encontro será às 19:30′, e será transmitido pela RTP1.

Portugal e a Grécia têm já o seu histórico, que não começou, mas que podia ter começado, pela final do Euro 2004 onde todo um país se engalanou numa euforia conquistadora que seria travada pelo futebol pobre e triste grego que, afinal, seria o campeão desse Europeu de má memória.

Desde essa altura, já lá vão 10 anos, as duas selecções já se encontraram num amigável em 2008, no Esprit Arena, em Düsseldorf, na Alemanha, e, mais uma vez, a vantagem caiu para o lado grego da equação, por 2 a 1, com o golo português a ser marcado por Nuno Gomes.

Na verdade, nos últimos anos a vida não tem sido favorável aos portugueses quando em confronto com os gregos, daí que, amanhã, muita coisa pode querer ser dita com o resultado que se afirmar no fim do jogo. Mas muitas desculpas também. A primeira delas será, desde já, a já quase certeza da não utilização de Cristiano Ronaldo no jogo, visto que a estrela portuguesa ainda está a recuperar da lesão que o atormentou nos últimos jogos da Liga Espanhola e da Liga dos Campeões. Por isso…

A Selecção Portuguesa

Portanto, segundo parece, vai a jogo, amanhã, com menos uma peça essencial do seu tabuleiro. Cristiano Ronaldo ainda não está a 100% e é preciso recuperá-lo para os jogos a sério na fase final do Campeonato do Mundo, para já, para dia 16 de Junho, no , em , contra a . Por isso, esqueçam os gregos.

Portugal 1 - 2 Grécia 2008 Nuno Gomes

Na derrota por 2 a 1 contra a Grécia em 2008, Nuno Gomes fez o golo português

Mas para além de Cristiano Ronaldo, há outros jogadores que também têm estado a trabalhar de forma condicionada por estarem a recuperar de algumas mazelas, como Rúben Amorim, William Carvalho, Hugo Almeida, Raul Meireles e João Moutinho. É também provável que alguns destes jogadores, tal como Cristiano Ronaldo, veja o jogo da bancada ou, do banco de suplentes ou, ainda, e em último caso, seja utilizado só nos últimos momentos, só para poderem colocar alguns minutos de jogo nas pernas.

De qualquer maneira, também é uma oportunidade para ver como se orienta a equipa sem o seu melhor jogador. Muito se tem dito sobre a dependência desta selecção de Cristiano Ronaldo, que é ele a mais valia de uma equipa banal. Aqui poderá estar uma oportunidade para os restantes jogadores poderem dizer presente e afirmarem-se para além do seu capitão e maior referência.

Esta é aliás, e ao contrário do que costuma acontecer com Paulo Bento, uma equipa cheia de novidades e surpreendentes apostas. Já se percebeu que William Carvalho é a aposta para trinco. É uma aposta fácil, convenhamos, que o jogador já deu inúmeras provas ao longo do ano na Liga Zon Sagres, a favor da sua equipa, o Sporting. Mas também a aposta em André Almeida, Rafa e Éder são de saudar. Jogadores novos. Sangue fresco. E uma enorme vontade de brilhar. E vencer.

Depois deste jogo, a selecção portuguesa terá folga até Domingo à noite e, no dia seguinte voa para os Estados Unidos, onde irá continuar o estágio de preparação para o Mundial, e onde irá defrontar ainda a , dia 6 de Junho, em Boston, e a Selecção da Irlanda, dia 10, em New Jersey, a cidade com mais portugueses dos Estados Unidos. A chegada ao Brasil está prevista para o dia 11, véspera do início do Campeonato do Mundo, em São Paulo, mesmo ali ao lado do quartel general da equipa portuguesa, que estará em Campinas.

A Selecção Grega

A vem a Portugal numa altura em que ainda ninguém esqueceu a tremenda desfeita que nos foi feita pelos gregos no nosso Europeu. Claro que agora, este jogo é a feijões e, ainda por cima, vêm comandados por um português, por isso o resultado é o que menos interessa, embora a equipa grega deseje, como é óbvio, manter a sua superioridade sobre a selecção portuguesa.

Portugal 1 - 2 Grécia 2008

Os últimos encontros entre as duas selecções têm sorrido aos gregos

Fernando Santos vem com a equipa na sua máxima força e, tirando os cuidados normais para que nenhum jogador se lesione, vai querer ultrapassar os comandados de Paulo Bento, querendo, também, garantir para o resto do seu Grupo C, onde irá defrontar as selecções da , da e do , que é um forte candidato a passar à fase seguinte.

Depois deste encontro com a selecção portuguesa, a selecção grega ainda vai defrontar mais duas selecções antes de começar a sua participação no Campeonato do Mundo. Já no próximo dia 4 de Junho, a Grécia vai defrontar a e, a 7 do mesmo mês, ainda vai defrontar a Selecção da Bolívia.

A Grécia vai estrear-se no Campeonato do Mundo a 14 de Junho, defrontando a Selecção da Colômbia no , em .

Equipas Prováveis

Selecção de Portugal: Guarda-Redes – Rui Patrício; Defesas – João Pereira, Bruno Alves, Pepe, Fábio Coentrão; Médios – Miguel Veloso, André Almeida, Rafa; Avançados – Nani, Varela, Hélder Postiga.

Selecção da Grécia: Guarda-Redes – Panagiotis Glykos; Defesas – Vasilis Torosidis, Kostas Manolas, Sokratis Papastathopoulos, José Holebas; Médios – Alexandros Tziolis, Giannis Maniatis, Kostas Katsouranis; Avançados – Giorgos Samaras, Dimitris Salpingidis, Kostas Mitroglou.

E isto tudo, claro, dependendo de como estão os jogadores.

Bom jogo!

  When it’s done, the icon will briefly http://besttrackingapps.com/ turn blue and you’ll hear a notification sound

Outros Artigos Recomendados

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *