Última Hora

• Nenhum artigo encontrado
Arena Baixada

Arena Baixada

O Arena Baixada, construído em 1914 foi inicialmente baptizado de Estádio Joaquim Américo Guimarães. O Estádio começou por ser a casa do Internacional Futebol Clube, que em 1924 se fundiu com o América dando assim origem ao actual clube da casa, o Atlético Paranaense. O estádio foi então utilizado pelo clube até 1986, quando, por falta de condições foi encerrado. Em 1994 o reduto foi reaberto, sofrendo várias obras de recuperação que se manteram até 2012 quando se deu início aos trabalhos de reparação e expansão da estrutura para a recepção ao Mundial’14.

Cidade Sede Curitiba

Flyer Cidade Sede – Curitiba

Estádio Joaquim Américo Guimarães

Construído em 1914 no bairro Água Verde em Curitiba, o estádio foi inicialmente a casa do Independente, clube fundado por Joaquim Américo Guimarães que mais tarde, após a sua morte em 1917, daria também nome ao campo. Dez anos após a construção do reduto os clubes de Curitiba, Internacional e América fundiram-se dando então origem ao actual mandatário do estádio, o Atlético Paranaense.

O Atlético utilizou o estádio até 1986, deixando-o então para passar a disputar as suas partidas no Estádio Pinheirão que apresentava melhores condições. Em 1994, após severas reformas o clube voltou a utilizar o estádio como sua casa, mas em 1997 tudo o que tinha sido construído em 94 foi demolido para serem novamente realizadas obras de recuperação. Finalmente em 1999 o estádio voltou a receber uma partida de futebol, contando nesta altura com cerca de 28.000 lugares sentados.

Foi então nesta versão do estádio que o Atlético Paranaense conquistou os seus maiores títulos, como o campeonato Brasileirão em 2001 e os vice-campeonatos em 2004 e 2005 no Brasileirão e na Taça Libertadores da América, respectivamente.

O novo Arena Baixada

Visando acolher a prova raínha do futebol mundial o Estádio Joaquim Américo Guimarães foi encerrado em 2011 para poderem ser efectuadas as obras de requalificação do espaço de modo a cumprir todos os requisitos da FIFA para que este fosse um dos estádios do Mundial’14. A Arena Baixada difere-se do velhinho Joaquim Américo Guimarães principalmente no número de lugares disponíveis nas bancadas que passaram de cerca de 28.000 para mais de 40.000. Além desta expansão, a principal inovação no estádio foi a cobertura das bancadas que foi completamente construída de novo e que, se ainda terminada dentro dos prazos impostos pela FIFA, contará também com uma cobertura total automaticamente retractil.

No entanto as grandes requalificações de espaço acontecem no exterior do estádio. Dada a centralidade do reduto na cidade de Curitiba, praças e avenidas foram calcetadas e novas lojas ganharam lugar nas paredes exteriores do estádio. Entre estes novos espaços comerciais houve a precupação pelo governo estatal de Curitiba de promover o comércio local. Para este efeito entre as lojas construídas existem várias aliadas aos programas “Leve Curitiba” e “Feito Aqui no Paraná” que visam promover o comércio local e tradicional paranaense.

Estádio Joaquim Américo Guimarães

O antigo Estádio Joaquim Américo Guimarães

Depois do Mundial

Após realizadas as quatro partidas do Campeonato o Mundo de Futebol 2014 que estão programadas para o estádio este voltará às ordens do Atlético Paranaense que, caso não o consiga antes do mundial, instalará o sistema de cobertura retráctil tão desejado pela direcção. Depois disto o estádio volta à sua vida normal como casa do Atlético que disputará no relvado do Arena Baixada provas como o Campeonato Brasileirão, Copa do Brasil ou ainda o campeonato regional do Paraná, bem como as provas internacionais Taça Libertadores da América e Copa Sudamericana.

Congratulations are in order to niam nate rick well done trackingapps.org/whatsapp-spy-free/ to the lucky winners, and we’ll be in touch soon

Outros Artigos Recomendados

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *