Última Hora

• Nenhum artigo encontrado
arena pantanal

Arena Pantanal

A Arena Pantanal é o novo estádio da capital do Mato Grosso, Cuiabá, e foi um dos estádio construídos de raíz para o Campeonato do Mundo de 2014. No lugar do velhinho José Fragelli ou Verdão, como era vulgarmente conhecido, foi erguida uma verdadeira estrutura de engenheira moderna que será uma mais valia para Cuiabá devido às suas capacidades polivalentes, sendo um estádio facilmente converstível em sala de congressos, não prejudicando o título de cidade verde da capital do Mato Grosso.

sede cuiabá

Flyer Cidade Sede – Cuiabá

O Estádio José Fragelli

Mandado construir por José Fragelli em 1973, na altura governador de Mato Grosso, o estádio com capacidade para 50.ooo pessoas foi construído no bairro Verdão. O projecto megalómano orçamentado em 1.200.000 cruzeiros (moeda brasileira entre 1970 e 1986), foi alvo de duras críticas, inicialmente pelo motivo obvio do exagerado custo da obra e mais tarde pelos atrasos na construção da estrutura que demoraria 3 anos a ser completamente concluída.

O primeiro jogo realizado no Verdão aconteceu ainda antes das obras estarem completamente finalizadas, em 1975 entre o Fluminense e a Seleção de Cuiabá, sendo os homens da casa a marcarem o primeiro golo no estádio. Já no ano seguinte, aquando da conclusão total do estádio outro torneio amigável foi organizado, desta vez com a presença de outro histórico brasileiro, o Flamengo e dos três principais clubes do estado de Mato Grosso, o Mixto, o Operário e o Dom Bosco. A partida com mais assistência realizada neste estádio contou com mais de 49.000 pessoas a assistir ao confronto entre o Mixto e o Dom Bosco a 10 de Fevereiro de 1980.

O novo Arena Pantanal

Alojado no preciso local onde em 2010 o José Fragelli foi demolido, o Arena Pantanal foi desenhado e construído a pensar em sustentabilidade e na qualidade do ar dentro de campo, tendo em conta que na época quente as temperaturas em Cuiabá atingem os 40°.

A capacidade base do estádio é apenas de 28.000 espectadores, suficiente para os clubes do Mato Grosso mas insuficiente para a FIFA, pelo que durante a realização do Campeonato do Mundo o estádio possuirá uma estrutura que lhe permite aumentar a assistência aos seus jogos para 43.000 pessoas. Todo o desenho do estádio foi feito a pensar na qualidade do ar no seu interior, visto que a temperatura máxima na capital do Mato Grosso pode atingir os 40°, os arquitectos desenharam uma estrutura bem aberta de forma a facilitar a ventilação, e os engenheiros não pouparam em controladores da qualidade do ar fazendo jus à alcunha de Verdão. Bem como o estádio toda a zona em seu redor foi construída de raíz, possuindo agora uma grande área verde.

Depois do Mundial

Após os quatro jogos da fase de grupos do Mundial’14 que acontecem no Arena Pantanal a estrutura de bancadas deverá ser retirada, passando o estádio a ser casa do Cuiabá EC e do Mixto EC que participam nos campeonatos estatais de Mato Grosso e na série C do Brasileirão. O estádio será também utilizado nas Olimpíadas de Verão de 2016 e, para além do futebol, certamente que Mato Grosso vai tirar bom proveito da capacidade do estádio em transformar-se em centro de congressos.

Estádio José Fragelli

O antigo Estádio José Fragelli

Das sind freude, https://ghostwritinghilfe.com/ traurigkeit, ärger, furcht, überraschung und ekel

Outros Artigos Recomendados

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *