Última Hora

• Nenhum artigo encontrado
Campinas

Dengue em Campinas

Vários meios de comunicação social portugueses, em especial os televisivos, noticiaram hoje, Terça-feira, que havia um surto de dengue em Campinas, cidade próxima de São Paulo, no Brasil, e local escolhido pela Federação Portuguesa de Futebol para servir de quartel-general à selecção nacional durante o Campeonato do Mundo de Futebol de 2014, no Brasil.

Também o jornal brasileiro O Globo chama a atenção para uma reportagem do semanário português Expresso sobre um surto de dengue em Campinas.

É verdade que desde o início do ano já foram registados mais de 3.600 casos de dengue na região de Campinas, e outro valor idêntico está a ser investigado. A febre de dengue não é anormal em certos períodos do anos em várias zonas do Brasil, mas o alarme soou pela morte, na semana passada, da primeira vítima deste surto em Campinas, com a morte de uma mulher de 69 anos. No entanto, no estado de Minas Gerais já houve 7 mortes desde o início do anos, motivadas pelo dengue.

O dengue é uma doença tropical infecciosa, provocada pelo vírus do mesmo nome, e que normalmente é transmitido ao homem pela picada de um tipo específico de mosquito. Febre, dores de cabeça, musculares e das articulações e erupções cutâneas, parecidas com as provocadas pelo sarampo, são os sintomas do dengue. Em casos raros, a doença pode evoluir para o hemorrágico, provocando, assim, risco de vida. Não há vacina contra esta doença e a melhor forma de a combater é a prevenção, tentando eliminar focos de mosquitos potencialmente transmissores, e limitar as exposições a picadas, para além da utilização de repelentes.

Jarbas Barbosa, secretário de vigilância em saúde do Ministério de Saúde brasileiro, afirmou à agência de notícias portuguesa, Lusa, que as 12 cidades-sede do Mundial, assim como os locais escolhidos pelas várias selecções que participam no Campeonato do Mundo para servirem de quartel-general, receberão inspecções anti-dengue antes do evento. De notar, contudo, que normalmente já existe um controlo permanente de agentes para evitar a proliferação do mosquito transmissor, mas que, devido ao evento, esse controlo vai ser reforçado.

A selecção portuguesa é esperada em Campinas a 11 de Junho, tendo, a sua estreia agendada para 16 de Junho com a selecção alemã. A chegada da selecção portuguesa a Campinas é vivida com alguma expectativa pela população local que quer receber na sua cidade o Melhor Jogador do Mundo sem problemas que possam minar a sua estadia. Por isso, também, a Prefeitura de São Paulo já pediu ajuda ao Governo Federal para ajudar a combater a epidemia, que pode ser um problema, não só em Campinas, como noutras zonas do Brasil.

Similar groups have arisen in other aft districts, including the caucus of rank-and-file educators, in chicago, and the movement of https://www.goldessayclub.com/ rank-and-file educators, in new york city

Outros Artigos Recomendados

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *