Última Hora

• Nenhum artigo encontrado
Estádio Beira-Rio

Estádio Beira Rio

O Estádio Beira Rio é a casa do Sport Club Internacional em Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. Inicialmente baptizado de “José Pinheiro Borda”, o Beira Rio ganhou esta alcunha devido à sua localização numa zona aterrada no rio Guaíba. Palco das grandes vitórias do Inter de Porto Alegre, este estádio é também um símbolo do amor dos adeptos pelo clube que ajudaram a erguer a versão original do reduto, durante 1959 e 1969, trazendo todo tipo de materiais de construção.

Estádio José Pinheiro Borda

Sede Porto Alegre

Flyer Cidade Sede – Porto Alegre

O segundo estádio construído pelo Sport Clube Internacional foi certamente o estádio com mais tempo de construção no Brasil. O primeiro passo para a construção do reduto foi a entrega de um pedido de doação de uma zona do rio Guaíba ao município de Porto Alegre por parte de Ephraim Pinheiro Cabral, antigo presidente do Internacional. Finalmente, três anos depois de entregue o pedido de doação, em 1959 é iniciado o processo de terraplanagem do rio. Inicialmente, com o apoio dos adeptos do clube, foi o português José Pinheiro Borda, presidente do conselho deliberativo do Inter e muitas vezes convidado a presidente, quem comandou as obras do Beira Rio. Em 1965, aos 67 anos Pinheiro Borda morre sem realizar o seu sonho – ver um jogo no Beira Rio, pelo que o presidente do clube aquando da inauguração do reduto em 1969 o baptizou de Estádio José Pinheiro Borda. No entanto a história deste estádio rege-se bem mais pelo amor do que pelas tristezas, pois foi o amor dos adeptos pelo clube que tornou possível a construção do edifício, financiando cimentos, tijolos e todos os possíveis e imaginários materiais de construção. Na rádio eram feitos anúncios a pedir ajudas, e nos jogos em que o clube jogava mal ou perdia muitos abandonavam as bancadas para ir para a margem do Guaíba dar apoio aos trabalhadores do estádio.

Finalmente em 1969, dez anos após o inicio da construção o estádio é inaugurado, e para apresentação aos adeptos são logo realizados quatro jogos em 13 dias. O primeiro, verdadeiro jogo de apresentação aconteceu a 7 de Abril quando se encontraram o Internacional e o Benfica que na altura contava com o mítico Eusébio. O jogo terminou 2-1 para os da casa, com Claudomiro a apontar o primeiro golo nas balizas do novo campo.

O Beira Rio foi desde então e sempre neste modelo casa do Internacional, sendo palco para os seus adeptos festejarem as duas Taças Libertadores da América conquistadas pelo clube em 2006 e 2010. Para além do futebol, o Estádio José Pinheiro Borda deixou também a sua marca no livro do Guiness quando em 2010 mais de 27.000 pessoas se deslocaram ao reduto para assistir ao documentário “Absoluto – Internacional bicampeão da América”.

O renovado Beira Rio

Sem sofrer qualquer tipo de requalificação desde a sua inauguração em 1959, o Estádio Beira Rio viu-se agora obrigado a “lavar a cara” para poder ser um dos doze palcos do Mundial de Futebol 2014. Grandes alterações foram efectuadas na estrutura, a começar pela zona das bancadas, que foram ampliadas garantindo agora uma assistência aos jogos de cerca de 51.000 pessoas. Juntamente com as bancadas, também uma cobertura abrangente a todos os lugares sentados foi instalada. Também novos camarotes e lugares VIP foram construídos. Para tornar o estádio em mais do que uma estrutura apenas dedicada ao futebol, o Internacional quis também oferecer aos adeptos uma zona comercial com cerca de 6.000 m² que conta com lojas, cafés, bares e restaurantes. Para suportar tudo isto foi construído um parque automóvel com mais de 3.000 estacionamentos nas imediações do estádio que leva os adeptos a este através de uma ponte pedonal. Além de todas as inovações no estádio, também a sua área circundante passou a contar com um centro de treino de para os escalões base e para a equipa principal do Internacional.

Estádio Beira Rio

O antigo Estádio Beira Rio, em Porto Alegre

O Beira Rio depois do Campeonato do Mundo

Após receber cinco partidas da prova rainha da FIFA sendo a última a contar para o quartos de final, o Estádio Beira Rio passará à sua vida normal como casa do Sport Clube Internacional. Os adeptos passarão a deslocar-se ao edifício não só para assistir às partidas do Inter em casa, mas também para passear, fazer compras ou até mesmo refeições. Quanto ao futebol, os adeptos poderão assistir no renovado Beira Rio a partidas a contar para a Copa Libertadores da América, Copa Sudamericana, Brasileirão ou Copa do Brasil, bem como outros jogos da selecção brasileira de futebol.

I do think receiving a waiver is a huge milestone for a lot of states, and I get a http://cheephomeworkhelp.com/ feeling states will stick with it, he said

Outros Artigos Recomendados

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *