Última Hora

• Nenhum artigo encontrado
Estádio do Maracanã

Estádio do Maracanã

O Estádio Mário Rodrigues Filho, mais conhecido como Maracanã pela proximidade com este rio, localiza-se na cidade do Rio de Janeiro e desde a sua construção, que se iniciou em 1948 terminando apenas em 1965, que é o maior estádio de futebol de todo o Brasil. Mais recentemente, por obrigação da realização do Mundial de Futebol 2014 no país, o estádio foi obrigado a sofrer uma remodelação com custos estimados a rondar os 220 milhões de euros.

O velho Maracanã

Sede Rio Janeiro

Cidade Sede – Rio de Janeiro

Inicialmente projectado para acolher cerca de 150.000 pessoas, sendo 93.000 em lugares sentados, 31.000 lugares em pé e 30.000 lugares cativos o estádio contava ainda com mais 500 lugares para a tribuna de honra e 250 camarotes, sendo tudo isto servido por 32 bares e 32 casas de banho. Procurando ainda aumentar o número de espectadores dos jogos, foram construídas 20 salas de transmissão rádio, prefazendo um total de 150.ooo m2 de área coberta.  Apesar da sua contrução ter sido apenas terminada a 100% em 1965, o primeiro jogo neste estádio aconteceu logo dois anos após o inicio das obras, em Agosto de 1950, quando as selecções estatais do Rio de Janeiro e de São Paulo se enfrentaram numa partida amigável que terminou com uma vitória por 3-1 dos visitantes, seguido da realização do Mundial de 1950 que foi o principal mote para a construção do edifício. Durante esta prova foram realizados 8 jogos neste estádio sendo o mais importante a inesquecivel final do torneio disputada entre Brasil e Uruguai, que contou com uma assistência de 200.000 pessoas e terminou com uma vitória por 2-1 para os forasteiros.

Depois do Mundial 1950 o estádio foi usado para jogos do Campeonato Carioca e da Taça do Rio, entre outras provas, servindo de palco para a conquista do primeiro Campeonato Carioca pelo Fluminense e para a segração do Flamengo como primeiro tri-campeão carioca, depois de conquistar os títulos de 1953, 54 e 55.

Já no novo século, entre Abril de 2005 e Janeiro de 2006, o estádio esteve interdito para instalação de cadeiras nas bancadas de modo a preparar o estádio para a recepção aos jogos Pan-Americanos de 2007. Estas alterações aumentaram ainda mais a lotação do estádio, principalmente pela descida do nível do relvado, onde os lugares em pé deram lugar a novos lugares sentados mantendo o estilo de bancadas anfiteatrais. Já depois deste período o antigo placar de resultados foi substituído pelo mais recente e tecnologicamente avançado LCD, tendo também sido acrescenda uma cobertura de modo a facilitar a assistência aos eventos realizados no campo.

Novo Maracanã

Procurando atender a todos os requisitos e condições impostas pela FIFA para a realização das provas do Campeonato do Mundo de Futebol, o Estádio do Maracanã sofreu durante os últimos dois anos várias obras de remodelação, desde a demolição das bancadas construídas para os jogos Pan-Americanos que deram lugar a novos e melhorados assentos com melhor visibilidade para o terreno de jogo. Também as rampas de acesso ao estádio foram melhoradas, bem como a cobertura que foi construída de novo e as cadeiras que foram substituídas no seu inteiro número. Com o objectivo de aumentar ao máximo a sustentabilidade da estrutura, a nova cobertura conta com um sistema de recolha de àguas pluviais que serão mais tarde usadas em tarefas como a irrigação do relvado.

Estádio do Maracanã - O Novo

O novo Estádio do Maracanã

Sendo o Estádio do Maracanã o segundo ponto turístico mais visitado do Rio de Janeiro, logo depois do Cristo Redentor, durante estas obras de remodelação um torre de vidro foi construída numa das alas do estádio de modo a que os admiradores, bem como os turistas pudessem continuar a visitar o estádio, tendo ainda o privilégio de trazer consigo um pedaço da velha estrutura como recordação.

Maracanã depois do Mundial

Após a realização do Mundial de Seleções, o Maracanã continuará a servir de palco para provas como a Taça Libertadores da América e Campeonato Carioca onde Flamengo, Botafogo e Fluminense serão anfitriões.

It has used billboards, radio ads, and mass mailings to promote charter schools and the federal school law’s provisions that in some cases allow students in struggling more bonuses schools to get free tutoring or switch to other public schools

Outros Artigos Recomendados

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *