Última Hora

• Nenhum artigo encontrado
Estádio Nacional de Brasília

Estádio Nacional Mané Garrincha

O novo Estádio Nacional Mané Garrincha foi construído no lugar do antigo Mané Garrincha na cidade de Brasília, actual capital brasileira. Este estádio é o novo estádio nacional do Brasil e está integrado no Complexo Desportivo Ayrton Senna que engloba também um ginásio e o autódromo internacional. Esta estrutura dá à capital brasileira capacidade para receber eventos de grande quilate num lugar adequado, que antes aconteciam em locais adaptados.

O antigo Mané Garrincha

cidade sede brasilia

Flyer Cidade Sede – Brasília

O estádio Mané Garrincha foi inaugurado em 1974, incialmente sob o nome de Estádio Governador Hélio Prates da Silveira, e apesar de ainda não estarem concluídas todas as obras, encontraram-se o Corinthians e o CEUB num jogo que terminou em 2-1 para os paulistas, sendo Vaguinho do Corinthians a estrear as balizas do reduto. Esta estrutura possuía salas de treino para outras modalidades como o judo, a ginástica ou capoeira, para além de outros departamentos de apoio ao futebol como salas de fisioterapia e academia que desapareceram com a recuperação do estádio. A partida com mais assistência que aconteceu neste estádio foi no jogo entre o Gama e o Londrina, a contar para a final da Série B de 1998 em que o Gama se tornou campeão.

Em 2007, pelo governador José Roberto Arruda, foi apresentado o primeiro projecto de reforma do estádio cujo objectivo era transformar o Mané Garrincha no maior estádio da América, com capacidade para cerca de 100.000 adeptos, o que não chegou a acontecer.

Novo Estádio Nacional Mané Garrincha

Depois de falhar a recontrução do estádio em 2007, em 2009 com Brasília a aparecer entre as cidades-sede para o Mundial’14 o Mané Garrincha iria obrigatóriamente necessitar de obras, pelo que, ainda nesse ano foi anunciada a demolição do antigo estádio para dar lugar ao novo Estádio Nacional.

Tendo o custo final da obra ficado em 333 milhões de euros, o novo estádio da cidade de Brasília, com capacidade para 73.000 pessoas, divididas por 74 camarotes e 1.112 salas VIP, tornou-se o segundo maior do Brasil, sendo ultrapassado apenas pelo Maracanã. A suportar tudo isto existem cerca de 8.000 lugares de estacionamento sendo 222 VIP que se estendem por mais de 100.000 m2 de àrea descoberta e ainda mais 335 lugares subterrâneos. Com o objectivo de servir da melhor forma os utilizadores da estrutura e adeptos do futebol existem ainda dentro do estádio dois restaurantes e mais de 50 bares.

Estádio Mané Garrincha - Antigo

O antigo Estádio Nacional Mané Garrincha era assim

O Estádio Nacional foi então inaugurado a 18 de Maio de 2013 com a partida da final do campeonato brasiliense de futebol que contou com uma assintência a rondar as 20.000 pessoas, disputada entre Brasília e Brasiliense, que estes últimos venceram por 3-0. Ainda antes da Taça das Confederações, que teve algumas partidas disputadas neste reduto, Santos e Flamengo encontraram-se para dar o pontapé de saída ao Brasileirão, fazendo assim um último teste à estrutura antes da entrada desta em competições internacionais.

A 15 de Junho o estádio recebeu a cerimónia de abertura da Taça das Confederações’13 com Brasil e Japão a defrontarem-se num jogo, arbitrado pelo portugês Pedro Henriques, que terminou com vitória da equipa da casa por 3-0 e que deu para já ao campo assistência recorde de mais de 67.000 pessoas.

Estádio Nacional depois do Mundial’14

Depois de receber sete partidas a contar para o campeonato do mundo de futebol, o Estádio Nacional Mané Garrincha passará novamente a ser a casa do Brasília e do Legião Futebol Clube que participam em competições como a Série D do Brasileirão, e o Campeonato Brasiliense. Além do futebol, o estádio será certamente uma mais valia para o estado de Brasília que agora conta com uma infraestrutura capaz de receber qualquer tipo de evento.

Tweet schlagwörter digitale bildung hurrelmann ähnliche artikel frontalunterricht hat sinn neuropsychologe Quelle Artikel räumt mit irrtümern in der pädagogik auf 25

Outros Artigos Recomendados

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *