Última Hora

• Nenhum artigo encontrado
davidluiz_thiagosilva

Explicar o inexplicável

Não me parece que a escolha de Júlio César e David Luiz, para as entrevistas rápidas no final da meia-final, tenha sido inocente. Tendo passado pela ingrata posição de bode expiatório, em 2010, e conquistado a sua absolvição, o guardião brasileiro foi um dos poucos que não desmoronou no final. No caso do central, tratava-se de aproveitar a enorme simpatia que goza entre o público brasileiro. Ambos deram a cara, fazendo o seu papel de, como definiu Júlio César, “explicar o inexplicável”.

Aniversário para esquecer

A estreia de Júlio César aconteceu precisamente a 8 de Julho de 2004, contra o Chile. Foram oitenta e seis partidas, cinquenta e sete vitórias, vinte e um empates e apenas oito derrotas. Com a camisola 12 do Brasil foi batido sessenta e sete vezes. No próximo sábado, fará, provavelmente, o seu último jogo pelo Brasil, nessa luta derradeira para alcançar pelo menos um lugar no pódio. Não podia haver forma mais triste para assinalar esses dez anos entre os postes da Canarinha. “É complicado explicar o inexplicável. Temos que reconhecer o grande futebol alemão. Até aqui estava tudo muito lindo. Depois do primeiro gol teve um apagão, ninguém esperava isso”. Com poucas palavras, o guarda-redes brasileiro resumiu a experiência na perfeição. Também disse que de bom grado voltaria a passar pelo mesmo que há quatro anos, em que foi escolhido como único responsável da eliminação frente à Holanda, para poupar o plantel e o povo brasileiro a isto. Isto sendo a humilhação de sofrer sete golos a um, da Alemanha, em casa, na meia-final de um Campeonato do Mundo.

Coração só não chega

David Luiz, nas declarações, foi fiel a si mesmo: quase só coração. Sem conseguir parar o pranto, o defesa pediu desculpa e repetiu mais do que uma vez que “só queria fazer o meu povo feliz”! Luiz foi um dos maiores implicados no descalabro da noite passada, com ação direta em vários erros defensivos que deram golo. “Tenho muita pena de não ter podido dar essa alegria aos adeptos. Não vencemos e eu peço perdão a todo o povo brasileiro. Eles foram melhores e nós tomamos quatro golos em seis minutos. É um dia de grande tristeza”. Curiosamente, ele talvez tenha um desconto por parte da torcida. David Luiz goza(va) de grande popularidade entre os brasileiros. É o tipo simpático, boa onda, sempre disponível para dar autógrafo ou tirar fotografias com as crianças. Mesmo com as asneiras que faz em campo passa sempre a impressão que dá tudo o que tem. Ele esforça-se. O que não invalida que pelo mundo todo se tenha sublinhado que ele é o defesa central mais caro do mundo. E que a relação qualidade-preço é incompreensível. A sanha foi tanta que José Mourinho, seu ex-treinador do Chelsea, sentiu necessidade de vir defendê-lo. Segundo o português, destacar um culpado é injusto quando a equipa esteve toda tão mal. “David Luiz cometeu erros? Sim, mas também Dante, Marcelo, Fernandinho, cometeram erros. A equipa como um todo errou.” E terminou dizendo que hoje todos os que estão ligados ao futebol sentem pena dos jogadores brasileiros. Vão ficar associados a um momento terrível, que vai ficar com eles para sempre.

7 a 1 foi “uma pontualidade”

A única voz algo dissonante, entre o plantel canarinho foi a de Dani Alves, um pouco à semelhança das declarações de Scolari. O lateral do Barcelona não considera que este desaire vá afetar o percurso profissional de ninguém. “Hoje é uma pontualidade na nossa carreira, que não vai ser manchada. A nossa luta e onde a gente conseguiu chegar, isso não pode manchar. O futebol não se resume a um jogo e uma competição. Infelizmente fomos eliminados, mas independentemente disso tudo, neste grupo só temos verdadeiros campeões.” Nenhum gestor de crises diria melhor. Mas não sei se Alves já ouviu falar de um tal de Maracanaço? É que comparado com o que se passou no Mineirão, isso foi, como diria Jorge Jesus, “peanuts”! They want http://essaydragon.com/ to help figure out ways to make schools safer

Outros Artigos Recomendados

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *