Última Hora

• Nenhum artigo encontrado
Manifestação contra o Mundial

Grupo de manifestantes estudantis protestam contra Mundial

Dezenas de adeptos, turistas e jornalistas ficaram sem entender o que se passava na tarde de Domingo em Sorocaba, no Estado de São Paulo. Um Grupo de 20 a 25 pessoas ligadas a movimentos estudantis auto-denominados de Domínio Público, com o nome de “Copa Para Quem”, esteve este Domingo, dia 8, à porta do Estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba, antes do treino da Selecção do Japão, gritando palavras de ordem contra a FIFA e o estado brasileiro. Os manifestantes não estão de acordo com o aumento abusivo da tarifa dos autocarros e a falta de verbas para a saúde e educação. Um carro forrado com mensagens bastante explícitas onde se manifestava o total descontentamento contra a entidade organizadora do Mundial, circulava à volta do estádio, mostrando assim, tudo o que queriam que fosse visto. “Aproveitamos a presença dos mídia internacional para mostrarmos todo o nosso descontentamento pelo mundial”, explicou um jovem brasileiro que se encontrava entre os manifestantes.

O grupo de manifestantes de uma forma pacífica, contrastava com o aparatoso número de polícias de choque, policias militares e policias do exército, muitos deles a cavalo, outros a pé, uns formavam um cordão humano para evitar que os manifestantes estivessem juntos dos adeptos, outros a guardar a entrada do estádio. Os adeptos japoneses é que não percebiam o porquê de tanta agitação já que muitos deles mal arranhavam a língua inglesa, criando assim uma barreira muito grande para a comunicação. Os adeptos aguardavam a comitiva Japonesa para o seu primeiro treino à porta aberta naquele país. Os manifestantes ainda tentaram negociar com os policias para a manifestação ser no passeio do estádio, mas foi infrutífera a tentativa por parte dos manifestantes. Minutos antes da chegada da comitiva japonesa os manifestantes dispersaram do complexo desportivo.

Copa para quem

Cerca de mil pessoas foram assistir ao treino da Seleção do Japão. O treino estava previsto começar as 16:00. Desde o inicio da tarde que o movimento era intenso entre os adeptos Japoneses, com centenas de adeptos que aguardavam em fila, euforicamente, na parte de fora do estádio.

Um helicóptero da Polícia Militar fez o acompanhamento do autocarro com a delegação japonesa, de uma cidade vizinha chamada Itu até ao complexo desportivo Fazenda dos Ipês, complexo que pertence ao Clube Atlético Sorocaba.

Comments I don’t organization think I am a part of the 100k rollout yet

Outros Artigos Recomendados

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *