Última Hora

• Nenhum artigo encontrado
Goleada de Portugal

Muitos problemas para Paulo Bento resolver

A estreia da Selecção Nacional frente à Alemanha foi um desastre. Com uma goleada por 4-0 frente à Alemanha, a Selecção das Quinas complicou e muito a sua presença neste Mundial de Futebol do Brasil. É tempo de arrumar a casa, aprender com os erros e tentar dar a volta ao texto com vitórias sobre os Estados Unidos e Gana. A tarefa neste momento, parece Hercúlea. Mas Luiz Felipe Scolari já deixou o mote: Quando em 2004, Portugal perdeu o primeiro jogo da fase de grupos, esteve presente na Final da competição. E é assim que a Selecção Nacional terá de encarar os duelos com Americanos e Ganeses, caso pretenda manter-se entre o lote de Selecções presentes nos oitavos-de-final da competição. A falhar esse objectivo, a campanha de Paulo Bento será um desastre completo, bem pior do que a campanha que Carlos Queiroz fez na África do Sul, e a relembrar e muito, a péssima campanha do Mundial de 2002 na Coreia e no Japão.

A juntar à goleada sofrida, que nos coloca em último lugar do Grupo G, com uma diferença de -4 golos (a diferença de golos é o primeiro critério para desempate), somam-se também alguns outros problemas para resolver dentro de campo. É que a goleada sofrida complica muito a matemática da Selecção Nacional, que mesmo a vencer os Estados Unidos e Gana, poderá ficar de fora do lote dos segundos classificados, caso a Alemanha perca para os Estados Unidos na última ronda. Muitas contas para fazer ainda neste Grupo G, e muita esperança também numa qualificação a ferro e fogo.

Trocar ou não trocar, eis a questão…

Expulsão de Pepe

Expulsão de Pepe

A somar a essa goleada, Paulo Bento perde três jogadores para a próxima partida: Pepe, que foi bem expulso ao tentar uma agressão a Muller, mas também Fábio Coentrão e Hugo Almeida, que se lesionaram durante a partida, e poderão parar entre 10 dias e 3 semanas para conseguirem recuperar das respectivas lesões. Uma coisa é certa, nenhum dos três estará presente no confronto de Domingo frente aos Estados Unidos. Paulo Bento tem pela frente muitos problemas para resolver, a começar pelas mudanças tácticas e alterações à equipa. Para o lugar de Pepe o candidato é Luís Neto, que além do seu 1.85 metros de altura, é um defesa central com grande capacidade física. Com Fábio Coentrão lesionado, é possível que Paulo Bento coloque Ricardo Costa ou André Almeida para fazer a posição do lateral Merengue, ao passo que na frente de ataque, Hugo Almeida deverá dar lugar a Éder, que é um avançado bastante mais móvel e veloz, e poderá dar uma boa réplica em campo.

Mas é no meio campo que os maiores problemas acontecem. É que Miguel Veloso, João Moutinho e Raul Meireles estiveram francamente mal frente à Alemanha, e por muito tempo se pensou porque razão William Carvalho não foi titular. Pese embora a tenra idade, William Carvalho é um médio defensivo extremamente veloz, ágil e com grande visão de jogo. Um verdadeiro tampão no jogo defensivo de Portugal, e um organizar de jogo nato, que nem Yaya Touré da Costa do Marfim. Mas será que Paulo Bento consegue ver essa diferença, ou prefere não arriscar e jogar com o mesmo onze de sempre?

Patrício será a escolha certa?

Outro problema para resolver está na baliza. Rui Patrício queixou-se da coxa esquerda no final da partida, mas em princípio estará apto para o confronto com os Estados Unidos. Todavia, Patrício, foi um dos piores em campo também. Com muitos erros forçados, muito poucas defesas e um mau posicionamento entre os quatro postes, o guardião nacional viu a Alemanha cilindrar a sua baliza sem dó nem piedade. E podia ter sido pior,  porque logo nos instantes iniciais da partida, num péssimo alívio da grande área, Patrício coloca a bola redonda a meio do meio campo defensivo, onde Khedira, de primeira, falha por muito pouco o golo. Era um brinde, naquilo que viria a ser uma exibição desastrosa do guardião leonino. E para quem assistiu à final da Liga Europa em Maio, provavelmente questiona-se sobre a diferença de qualidade que Beto poderia trazer à Selecção Nacional.

Portugal defronta os Estados Unidos em Manaus, no próximo Domingo, pelas 23h00 de Portugal Continental.

Starting with one subject area allowed the these details district to better focus its teacher training, she said

Outros Artigos Recomendados

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *