Última Hora

• Nenhum artigo encontrado
neymar_pressconference

Neymar é um senhor

Apesar de estar a recuperar de uma lesão séria, Neymar não quis deixar de estar perto da comitiva nessa última batalha. Numa conferência de imprensa que foi muito além dos soundbites sobre o apoio à Argentina ou a comoção de se ter sentido perto de acabar paralisado, Neymar respondeu a todas as perguntas sem subterfúgios. A voz mais lúcida que se ouviu neste descalabro que foi a eliminação da Canarinha vem de um rapaz de vinte e dois anos, que acaba de viver uma momento delicado. Este Júnior é um senhor.

“Podia estar numa cadeira de rodas”

Neymar chegou a meio do treino, caminhando com cautelas. Cumprimentou e foi cumprimentado pelos colegas e corpo técnico, um a um. Mesmo a recuperar da fratura na vértebra, o avançado quer estar perto dos companheiros na preparação deste grande teste, o jogo que define os terceiro e quarto lugares do Mundial. Ele entende o momento difícil que toda a comitiva está a passar e quer dar apoio. Mal tinha chagado à Granja Comary e já era indicado para dar a cara na sala de imprensa. Claro que a lesão e o facto de não ter estado pessoalmente envolvido na meia-final da vergonha lhe dão um estatuto único. Ele é o único que livre da mancha. Mas ele não se esquivou de nada. Com serenidade, ele respondeu a todas as questões, utilizando sempre “a própria experiência” para analisar ou dar uma opinião.

Aquilo que foi repetido à exaustão nos ecrãs e primeiras páginas do mundo inteiro foi o momento de comoção, Neymar a não conseguir conter as lágrimas quando falou da entrada que sofreu. “Dois centímetros para dentro e eu podia estar numa cadeira de rodas”, frisou, acrescentando que ainda lhe custa falar disso. “Foi uma entrada com a qual não concordo e que não posso aceitar. Não vou dizer que foi desleal, que ele me queria magoar, pois não estou na cabeça dele e não posso saber disso. Todos os que percebem de futebol sabem que não foi uma entrada normal”. Também revelou que, no dia seguinte, o próprio Zúniga lhe telefonou para se desculpar e as desculpas do colombiano foram aceites. “Não podemos ficar chorando, não podemos estar de cara feia o dia todo. Já passou. Vamos continuar a escrever a nossa história”, adiantou, transpondo para a situação da equipa.

Torcer por Messi e Mascherano

O conteúdo da conferência de imprensa foi muito além deste episódio emotivo, e parece ter passado um pouco despercebido. Entre agradecimentos pelas mensagens de apoios e rápidas melhoras, Neymar não se esquivou a falar de temas mais sérios. Ignorando por completo a tradicional rivalidade com os vizinhos das pampas, o n.º 10 não foi ambíguo. Alemanha e Argentina têm ambas todo o mérito em estar na final mas ele vai torcer pelos companheiros – Messi e Mascherano.

“Fracassámos sim”

Quando questionado sobre a prestação do Brasil nesta Copa, a análise foi também lúcida. “Tivemos a oportunidade de marcar o nosso nome na história de forma positiva. E falhámos, erramos, deixamos a desejar. Sabemos que não fizemos uma campanha boa, não demonstramos o nosso melhor futebol, um futebol de seleção brasileira, superior, que encanta a todos. Demonstramos um futebol regular, por isso não chegámos na final. Fracassámos sim. Perdemos, mas faz parte do futebol ganhar e perder. Não queríamos perder dessa forma.” Nada de “apagões” pontuais, nada de se demarcar do que aconteceu.

“O que sei de futebol aprendi com meu pai”

E quando o assunto foi o futebol de formação, mais uma vez ele foi direto ao ponto. Neymar afirmar que tudo o que sabe de futebol aprendeu com o pai, no quintal de sua casa. E que depois, já nas academias, viu muitas vezes serem dados ensinamentos errados aos coleguinhas. O recado está dado, mais claro impossível. Que o maior craque brasileiro da atualidade, que passou pela “fábrica de talentos” do Santos, uma das mais conceituadas, dê testemunho dessas debilidades, devia dar que pensar aos responsáveis do futebol canarinho.

Stress-free accounting on the move with xero zen planner get your fitness business into shape popular posts stress-free accounting on the move https://besttrackingapps.com/text-message-spy-app with xero ipad

Outros Artigos Recomendados

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *