Última Hora

• Nenhum artigo encontrado
Decoração Mundial

O Mundial Dentro de Casa

Já se sabia que o Brasil vibra com o futebol. E com o samba.

Basta uma caixa de fósforos, feijão com arroz e um fla-flu para o brasileiro ser feliz. Ou bastava.

Desde o Verão passado que alguns brasileiros tentam contrariar essa verdade, manifestando-se contra os enormes gastos na organização do Campeonato do Mundo de Futebol, argumentando que o Brasil terá outras prioridades. A verdade é que a solidificação de uma classe média informada e culta aspira a mais que uma feira. Quer saúde e educação. Quer transportes públicos. E segurança. E quer carne a acompanhar o feijão com arroz. Mas desengane-se quem pensa que quererá prescindir dos seus prazeres. É verdade que houve manifestações contra os gastos na organização do Mundial; é verdade que houve manifestações a exigir mais e melhor saúde; mais e melhor educação; mais e melhores transportes públicos; mais e melhor segurança. E estão certos. E no seu direito de exigirem ao Estado o que acham que o Estado lhes deve, e que merecem e precisam.

Mas o futebol é também uma necessidade. Uma afirmação nacional. Um orgulho. E não são incompatíveis. As necessidades de uma vida melhor e o prazer de

Decoração Mundial

Na decoração de quartos infantis, quase tudo é possível.

assistir ao melhor futebol do Mundo. E aspirarem à sua vitória.

Não será de estranhar que no intervalo de um jogo de futebol, o povo volte às manifestações, ou que, no intervalo da suas manifestações reforce o seu apoio à

selecção canarinha. Afinal, tudo é o mesmo país. E o futebol é, e sempre será, o futebol. Poderá mesmo dar-se o caso de as manifestações se deslocarem para dentro dos estádios, e surgirem entre um golo e outro, antes do apito inicial e depois do apito final.

Porque o futebol, em quase todo lado, e em especial no Brasil, ultrapassa credos, religiões, géneros e raças. Faz parte da vida. E é uma forma de celebrá-la. Usam-se camisolas, pins, cachecóis, bonés, barretes, capas, acenam-se bandeiras, mostram-se tarjas e decoram-se espaços, lojas, cafés, restaurantes. O motivo é o futebol e a sua celebração. E transportar para o seu interior quem está de fora. E viver a contagiante experiência de um acontecimento tão intenso e global como o Campeonato do Mundo de Futebol.

Não sendo de agora, as decorações de interiores de casas com motivos de futebol, também ganhou, nos últimos tempos, um especial elã. Com o aproximar do início do Campeonato do Mundo de Futebol de 2014, no Brasil, são já inúmeras as possibilidades de transferir para uma sala de estar, um quarto, uma cozinha, a iconografia de um jogo de futebol, a memória de um evento de dimensão planetária, o ambiente de estádio.

Eles são papéis de parede como relvados de um campo, tapetes como bolas gigantes, bibelots decorativos, cadeiras, edredons a lembrar as bolas que levam ao golo

Decoração Mundial

E o campo de futebol muda-se do estádio para casa.

e, no fundo, à finalidade do jogo, lençóis com as cores e os motivos dos clubes, das selecções, dos jogadores, balizas que demarcam espaços, o verde por todo o lado numa exaltação do campo, arena moderna de gladiadores que se confrontam. Eles são tectos como frescos, baixos relevos, repetidos ad infinitum por espelhos que prolongam, na visão, a memória. Estantes que guardam livros como balizas que aguardam a bola. Verdadeiras arcas de pandora do jogo, dos seus participantes, da sua iconografia.

Há de tudo para todos. Ter em casa o ambiente de um estádio. Dormir na companhia do futebol. Acompanhar pela televisão e ser acompanhado pelos elementos que compõem o jogo. Monocromático ou colorido. Às riscas ou aos quadrados. É o Mundial dentro de casa.

O homem sempre à frente na inspiração do que gosta e o motiva.

A verdade é que há opções bastante interessantes.

Que venha o Mundial.

Some of squarespace’s widgets include forms, social spy phone app within http://cellspyapps.org buttons and a beautifully made tag cloud widget

Outros Artigos Recomendados

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *