Última Hora

• Nenhum artigo encontrado
Italia Uruguai 2013

O que nos dizem os números do Grupo D

Há quem diga que o Grupo D é o grupo da morte, mas também o que se poderia esperar de um quarteto de equipas que junta três antigos campeões do mundo, como a Inglaterra, a Itália e o Uruguai? Verdade é que a Costa Rica se deverá sentir realmente pequena perante tal nível de adversários, mas isso acaba por libertar a pequena ilha da América Central de responsabilidades e fazê-los sonhar com uma pequena surpresa neste grupo. Se tudo correr como esperado, no entanto, haverá sangue, suor e algumas lágrimas, no final, quando se decidir quem segue em prova e quem ficará pelo caminho.

Na primeira jornada, o Uruguai reencontra a Costa Rica, seleção que deixou pelo caminho em 2009, no playoff de acesso ao Mundial disputado, no ano seguinte, na África do Sul. Ainda que os costa-riquenhos tenham sede de vingança, terão tarefa difícil para bater o sul-americanos, que, ao que tudo indica, conseguirão ter Luis Suárez para jogar esta partida. Inglaterra e Itália já se encontraram bastantes vezes na sua história, detendo, cada uma, nove vitórias sobre o adversário. No entanto, apenas uma vez jogaram num jogo de Mundial, em 1990, com os italianos a vencer por 2-1 e a garantir o terceiro lugar na prova. O último jogo oficial data de 2012, no Europeu, onde a Itália voltou a eliminar a Inglaterra, desta vez nos quartos-de-final e através da marcação de grandes penalidades.

Italia Inglaterra 1990

Saudades de Baggio…

Na segunda jornada, a Inglaterra enfrenta uma das suas bestas negras, visto que nunca bateu o Uruguai em jogos do Campeonato do Mundo. Em 1954, os uruguaios golearam por 4-2, enquanto em 1966, a jogar em casa, a Inglaterra não foi além de um empate sem golos. Desde aí, vários amigáveis têm redundado em resultados animadores para ambos os lados, pelo que o importante, para os ingleses, será conseguir “matar” o borrego nesta partida. Itália e Costa Rica apenas disputaram um encontro na sua história, uma partida amigável, em 1994. Na altura, os transalpinos venceram por 1-0, mas terão que voltar a provar que são mais fortes agora, num jogo de Mundial.

A jornada final coloca Uruguai e Itália frente-a-frente num jogo que será, seguramente, decisivo – pode sê-lo para o apuramento ou, mesmo, para o primeiro lugar. As duas equipas encontraram-se no jogo do 3º e 4º lugar da última Taça das Confederações, com a Itália a vencer na marcação de grandes penalidades, depois de um empate a dois golos. Noutros encontros oficiais, a Itália venceu em 1990, nos oitavos-de-final, por 2-0, enquanto um empate sem golos marcou o encontro em 1970. A Inglaterra pareceu merecer o benefício do sorteio, entre os três antigos campeões do mundo, e fará a sua estreia em confrontos com a Costa Rica numa partida onde os três pontos poderão ser-lhes essenciais para ficar em prova.

Calendário

Uruguai 14/06  20:00  Costa Rica
Inglaterra 14/06  23:00  Itália
Uruguai 19/06  20:00  Inglaterra
Costa Rica 20/06  17:00  Itália
Uruguai 24/06  17:00  Itália
Costa Rica 24/06  17:00  Inglaterra

Começar bem é fundamental num torneio como este, assim que o Uruguai poderá ser quem corre maiores riscos, porque tem um jogo onde estará obrigado a ganhar logo a abrir. Este será um grupo bastante apertado, no que toca a oportunidades, pelo que se espera uma disputa intensa até à última jornada, onde o Uruguai – Itália poderá ser decisivo a vários níveis. Entre três equipas tão fortes, não será demais dizer que haverá alguém que ficará, sem o merecer, de fora, enquanto, por outro lado, se pode pensar que, quem sair deste grupo poderá ter uma ligeira vantagem sobre as equipas do Grupo C, seus adversários nos oitavos-de-final.

Bernard will https://eduessayhelper.org be closed for the school year

Outros Artigos Recomendados

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *