Última Hora

• Nenhum artigo encontrado
Alemanha Portugal 2012

O que nos dizem os números do Grupo G

O grupo de Portugal apresenta quatro equipas que ultrapassaram a fase de grupos em 2010, pelo que todos chegam a este Mundial com algo a defender em relação à última edição. As duas seleções europeias, Portugal e Alemanha, entram como favoritas a terminar nos dois primeiros lugares, mas não será de espantar que Gana ou Estados Unidos da América possam apresentar argumentos para também seguir em frente.

O grupo abre com dois encontros que têm alguma história para contar. Portugal e Alemanha são velhos conhecidos, tendo-se cruzado em quatro fases finais de grandes competições desde 2000. Nesse ano, num Europeu, Portugal goleou por 3-0, mas, a partir daí, foram sempre os germânicos a sair vencedores. No jogo do 3º e 4º lugar do Mundial 2006, a Alemanha venceu por 3-1, nos quartos-de-final do Europeu de 2008 venceu por 3-2 e, no último Europeu, disputado em 2012, voltou a vencer, mas apenas por 1-0, no que também foi o primeiro jogo da fase de grupos para ambas as equipas. Curiosamente, Gana e Estados Unidos também se encontraram nas últimas duas edições do Mundial. Em 2006, o Gana venceu por 2-1 em jogo da fase de grupos, enquanto em 2010 foi necessário jogar o prolongamento, nos oitavos-de-final, para se chegar ao mesmo resultado. Os americanos querem começar a mudar a história.

Estados Unidos Portugal 2002

Payback time!

Na segunda jornada, a Alemanha defronta o Gana, tal como o fez, também, em 2010, sendo que nesse jogo saiu vencedora por 1-0. Se na edição passada, ambas as seleções seguiram em frente depois do encontro na fase de grupos, este ano a disputa parece prometer maiores dificuldades. Portugal e Estados Unidos da América disputaram algumas partidas amigáveis, mas na memória de todos estará o confronto na fase de grupos do Mundial 2002, onde o conjunto Yankee alcançou uma brilhante vitória por 3-2, que acabaria por contribuir para a eliminação da equipa lusa.

Na jornada final, Portugal e Gana estreiam-se num frente-a-frente que poderá ser decisivo para se saber quem segue para os oitavos-de-final. Por outro lado, Alemanha e Estados Unidos da América têm uma longa história de confrontos futebolísticos, com dois deles a acontecerem em fases finais de Mundiais. Em 1998, vitória germânica por 2-0 na fase de grupos, sendo que em 2002 se defrontaram nos quartos-de-final com a Alemanha a vencer pela margem mínima.

Calendário

Alemanha 16/06  17:00  Portugal
Gana 16/06  23:00  Estados Unidos
Alemanha 21/06  20:00  Gana
Portugal 22/06  23:00  Estados Unidos
Portugal 26/06  17:00  Gana
Alemanha 26/06  17:00  Estados Unidos

Os favoritos encontram-se na primeira jornada e, ainda que se espere um jogo onde ambos evitarão uma derrota, poderá ficar, desde logo, marcado um caminho mais complicado para uma dessas equipas. Até porque Estados Unidos e Gana terão também nessa primeira jornada oportunidade de ganharem uma pequena vantagem que depois terão que gerir nas jornadas seguintes.

A Alemanha parece reunir mais condições para terminar em primeiro lugar, mas Portugal tem por norma a superação nestas fases finais. A seleção do Gana parece o maior candidato a estorvar os favoritos, tendo em conta que apresenta uma equipa com experiência em fases finais de Mundiais e que, há quatro anos, ficou à beira de agarrar um lugar nas meias-finais. Já os Estados Unidos apresentam um grupo mais jovem e com olhar no futuro, ainda que Jurgen Klinsmann prometa dificuldades a todos aqueles que se atravessarem no seu caminho.

Availability of press right over here android pay the new payment system will be made available as an app on google play store sometime soon

Outros Artigos Recomendados

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *