Última Hora

• Nenhum artigo encontrado
Cuiabá

Sedes do Mundial – Cuiabá

A 12 de Junho de 2014, no Arena de São Paulo, começa o Campeonato do Mundo de Futebol. A 13 de Julho do mesmo ano, no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, termina esse mesmo Campeonato. Pelo meio, os vários jogos do Brasil 2014 passam por mais 10 cidades brasileiras. Uma dessas cidades é Cuiabá, capital do Mato Grosso, e uma das portas do Pantanal.

O Pantanal toda a gente conhece, ou ouviu falar, muito, também, graças à telenovela brasileira do mesmo nome. Mato Grosso, também. Mesmo que seja só através do nome artístico do Ney. Ney Matogrosso. Já de Cuiabá… É um nome estranho, pelo que fica no ouvido. Mas não, a maior parte das pessoas nunca ouviu falar de tal cidade. E no entanto, é uma das mais importantes e ricas cidades brasileiras, e uma das portas de entrada para o Pantanal – a outra é Campo Grande.

Cuiabá e Campo Grande, com grande historial de competição, adversárias de vizinhança e capitais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, respectivamente, são entradas privilegiadas para o Pantanal, que ocupa o noroeste do Mato Grosso do Sul e o sul do Mato Grosso, entrando, ainda, pela Amazónia, e alargando-se até à Bolívia e ao Paraguay.

A última grande competição entre as duas cidades foi durante a escolha das cidades sede do Mundial do Brasil, onde eram as duas candidatas e só Cuiabá foi escolhida. Em Campo Grande, essa derrota nunca foi bem digerida. Sobrevive a vantagem de Campo Grande estar a cerca de 260 km de Bonito, a grande beleza pantaneira, enquanto Cuiabá dista cerca de 820 km. Umas coisas compensam outras. Claro que o Pantanal não se fica só por Bonito. Mas também.

O que Ver em Cuiabá

Quem se deslocar ao Mato Grosso para acompanhar o Campeonato do Mundo de 2014, poderá ver em Cuiabá, 4 jogos da fase de Grupos. No dia seguinte ao jogo de inauguração do Campeonato, há um jogo a contar para o Grupo B. Quatro dias depois, a 17 de Junho, o futebol volta a Cuiabá para um jogo do Grupo H. Novamente quatro dias depois, a 21 do mesmo mês, o confronto é a contar para o Grupo F. E tudo termina a 24 de Junho, com o último jogo nesta cidade a contar para o Grupo C. Todos os jogos em Cuiabá se realizam no Arena Pantanal. Em Cuiabá não se realizam jogos depois da fase de Grupos. Para continua a assistir aos jogos dos oitavos, dos quartos, das meias e da final, terá de se rumar para outras paragens.

Cuiabá - Zona Histórica

A zona histórica de Cuiabá mantém o traço colonial

Mas muito há para ver em Cuiabá para além dos jogos do Mundial. Começa logo pelo estádio escolhido para receber os jogos deste Campeonato do Mundo: o Arena Pantanal. Este estádio foi considerado um dos melhores deste Campeonato. Com uma capacidade para 43 mil pessoas, está preparado para ver esse número reduzido para 28 mil depois do Campeonato do Mundo e adaptar-se, assim, às necessidades locais. Aliás, uma das grandes marcas deste estádio é a reutilização do espaço após a sua utilização pela FIFA, transformando o complexo num multiusos para receber as mais variadas actividades e eventos, e permitindo que, durante toda a semana, o complexo esteja a funcionar, na vertente desportiva, mas também turística e empresarial, sendo a sua área envolvente composta por hotéis, restaurantes, estacionamentos, lagos, bosques e pista de caminhada. E toda a área envolvente respeita as características de Cuiabá de Cidade Verde. Árvores, árvores e mais árvores. Cuiabá está no coração da selva, entre o Pantanal e as franjas da Amazónia.

Com uma arquitectura de cariz colonial – cidade desde o início do século XIX, mas com ocupação e edificação desde o século XVII -, a cidade começou a modernizar-se em meados dos anos ’60 do século passado. No entanto, desde os anos ’80 do mesmo século que a preservação do passado passou a ser uma prioridade.

É assim possível ver e apreciar a história contada através da sua edificação: a Catedral Metropolitana, as Igrejas de Nossa Senhora Rosário e São Benedito, do Bom Despacho, do Nosso Senhor dos Passos e de São Gonçalo, a Mesquita de Cuiabá, os Museus do Ouro, do Palácio da Instrução, da Imagem e do Som, de Rondon, da Arte e Cultura Popular e do Rio Cuiabá, o Centro Cultural do Arsenal da Guerra, os parques Mãe Bonifácia e Massairo Okamura e o parque Urbano da Vila Militar e o obelisco e o marco geodésico da América do Sul.

Cuiabá, que já foi a cidade do Ouro, teve de se reinventar. E conseguiu-o. Hoje é uma cidade do futuro, sem esquecer o passado e a área em que está edificada.

O Pantanal

Mas a grande riqueza de Cuiabá está fora das suas portas. O verde. O verde da Amazónia. O verde do Cerrado. O verde do Pantanal. 3 grandes biomas que são de uma riqueza incalculável.

Cuiabá - Rio Sucuri

Rios, como o Sucuri, são tão cristalinos que são ideais para o snorkling

Mas é o Pantanal que melhor caracteriza Cuiabá. As grandes terras alagadas, as grandes quintas, ou herdades, ou fazendas, de gado, de cavalos, e os lagos com os seus jacarés e as suas piranhas (e a oportunidade de provar a saborosa sopa de piranha, a lembrar um pouco a sopa de marisco), a jararaca, a jibóia e a sucuri, o mato com as suas onças, por vezes pintadas, por vezes não, o tamanduá, o tatú e as capivaras em que se tropeça em todo o lado, parecem uma praga, mas a carne é saborosa, e o serrabulho, tão português como pantaneiro, e a temperatura, quente e húmida, e as várias cachoeiras onde se pode relaxar, e os pequenos rios cristalinos onde se pode ir boiando, ao sabor da corrente, a fazer snorkeling, tendo como companhia os peixes e os pingos de chuva.

O Pantanal é quase um pequeno paraíso na terra. Se o futebol é motivo para ir ao Brasil em 2014, o Pantanal é motivo para ir até Cuiabá e deixar-se envolver pela selva, pelo mato, pela fauna (mais de 600 espécies de aves e mais de 1000 espécies de borboletas) e pela flora, pelo verde, e por aquele ar puro que enche os pulmões de alegria. E perceber que o Brasil não é só o Rio de Janeiro. Também, mas não só. É no que dá ter um país de dimensão continental. A beleza não acaba e a cada nova descoberta, o deslumbre.

I don’t think that many adjustments are likely required in order to make the program usable https://trackingapps.org/spybubble for your situation

Outros Artigos Recomendados

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *