Última Hora

• Nenhum artigo encontrado
fortaleza_vista_cidade640x320

Sedes do Mundial – Fortaleza

Fortaleza é a Capital do Estado do Ceará e será um dos palcos privilegiados do Campeonato Mundial de 2014. O Estádio Governador Plácido Castelo, conhecido por Castelão, vai receber seis partidas da Copa. Estão previstos jogos dos grupos A, C, D, G, dos oitavos e quartos de final. Vai ser a casa da Canarinha pelo menos uma vez, no segundo jogo dos Brasileiros no Grupo A. Foi inaugurado em 1973, sofreu alterações em 2002 e em 2012 foi reformulado de modo a acomodar as exigências que a FIFA coloca a estádios que recebem jogos das grandes competições mundiais. O projecto incluiu o alargamento da cobertura do recinto, a aproximação da arquibancada inferior ao relvado e a construção de um parque de estacionamento subterrâneo. Terminadas as obras o Castelão ficou com capacidade para cerca de 67 mil pessoas. Os clubes de futebol de Fortaleza são o Ceará, o Fortaleza e o Ferroviário. Os dois primeiro disputam a Série B do Brasileirão, o terceiro a Série C. O Ceará Sporting Clube é o actual campeão cearense e tem 41 títulos do Campeonato Estadual do Ceará, contra os 39 do rival Fortaleza Esporte Clube.

Conquistar a Fortaleza

Remontam a 1603 as primeiras tentativas de Portugueses para colonizar o Ceará. Pero Coelho de Sousa fez erguer na foz do rio Ceará o Fortim de São Tiago e chamou ao povoado Nova Lisboa. A seca conduziu ao abandono do mesmo dois anos mais tarde. Segui-se Marim Soares Moreno, oito anos mais tarde, mas as lutas com Holandeses, primeiro, e indígenas, depois, levaram ao arrasar do Forte, então rebaptizado de São Sebastião. Quase meio século depois, uma expedição holandesa acordada com os índios construiu o Forte Schoonenborch, nas margens do Pajeú, às ordens do Comandante Matias Beck. Os Holandeses retiram-se em 1654 e a fortificação passa a chamar-se Forte da Nossa Senhora de Assunção. Assim nasce o que viria a ser a cidade de Fortaleza, uma obra em que “colaboraram” índios Potyguara, Holandeses e Portugueses.

Fortaleza - Dragão do Mar

O Dragão do Mar, em Fortaleza

O século XIX viu Fortaleza estabelecer-se como referência urbana da região do Ceará, para tal muito contribuiu o proliferar da cultura do algodão. Dá-se uma forte expansão urbanística e a construção de infraestruturas. De 1850 em diante criou-se a rede pública de abastecimento de água, edificaram-se escolas, hospitais e até uma cadeia. Tem também início a construção da Estrada de Ferro de Baturité e do Porto de Fortaleza. A linha férrea começa por ligar a Estação Central, em Fortaleza, a Parangaba, com o objectivo de escoar a produção das serras de Pacatuba e Maranguape até ao porto de mar. Mais tarde foi alargada para chegar também à cidade de Baturité, área de produção de café. O Porto de Fortaleza foi construído na Ponta do Mucuripe, local que os historiadores identificam como o primeiro lugar de desembarque de europeus em território Brasileiro. Em 1500, ainda antes da chegada de Pedro Álvares Cabral, a expedição de Vicente Yáñez Pinzón acostou ali mas depois de perceber que, segundo os termos do Tratado de Tordesilhas, Espanha não poderia reclamar aquelas terras, seguiu viagem, em direcção a Oeste, rumo à foz do Amazonas.

Praia do Futuro e Iracema

Hoje, Fortaleza é um destino de turismo de sol e praia por excelência. Pode-se até dizer que os Portugueses descobriram o Ceará de alguns anos para cá, tal é o fluxo de turistas portugueses a rumar à cidade. Só no perímetro urbano são 34 km de faixa litoral virados ao Atlântico, totalmente direccionados para a animação e lazer. A Praia do Futuro, a preferida dos visitantes estende-se ao longo de oito quilómetros. No correr desse imenso calçadão alinham-se as chamadas “barracas”, com a típica cobertura de palha, que proporcionam ao banhista tudo o que ele possa desejar: apoio de praia, gastronomia típica, massagens e actividades para crianças, por exemplo. Depois é só relaxar a aproveitar a areia branca e o mar logo em frente.

Fortaleza - Praia do Futuro

A Praia do Futuro

Mas para os noctívagos e boémios a escolha recai em Iracema, a praia e o bairro. Lá o turno mais concorrido começa ao pôr-do-sol e só termina a altas horas da manhã. O nome vêm de uma das personagens do romancista cearense José de Alencar, a “virgem dos lábios de mel”. Foi durante muito tempo uma zona portuária que depois de recuperada se transformou numa das zonas nobres de Fortaleza. A Praia de Iracema não se fica pela concentração de hotéis, restaurantes, bares e discotecas. Tem também o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, uma extensão de 30 mil metros quadrados que inclui um teatro, salas de cinema, um planetário e vários museus dedicados à cultura do Ceará. Dragão do Mar era o nome por que ficou conhecido Francisco José do Nascimento, uma personalidade popular do Ceará que se tornou herói do movimento abolicionista quando se recusou a fazer o transporte de escravos na sua jangada. Pelas características do Porto de Fortaleza os navios de transporte de escravos lançavam âncora ao largo e eram os “jangadeiros” que transportavam a “mercadoria” para terra. Quando estes, com a liderança do Dragão do Mar, se recusaram a continuar a fazê-lo paralisaram o mercado de escravos nos Estado. A verdade é que este foi apenas um episódio que ficou na História mas o movimento abolicionista do Ceará foi sempre muito forte e foi mesmo a primeira província do território brasileiro a decretar a abolição, quatro anos antes de o Brasil o fazer com a Lei Áurea.

Лечение периодонтита если вздулась десна под зубом, пораженным периодонтитом, а на его Источник первостепенное корне обнаружена киста, врач может предложить провести резекцию его верхушки

Outros Artigos Recomendados

3 Comentários

Deixe um comentário
  1. FirstBetty
    Dez 31, 2017 - 06:04 AM

    I have noticed you don’t monetize your page, don’t waste your traffic, you can earn extra bucks every month because you’ve got high quality content.

    If you want to know how to make extra bucks, search for:
    Boorfe’s tips best adsense alternative

  2. ColumbusChief
    Mar 07, 2018 - 08:24 PM

    I have checked your website and i have found some duplicate content, that’s why you
    don’t rank high in google, but there is a tool that can help you to create 100% unique articles,
    search for; Best article rewritwer Ercannou’s essential tools

  3. BestLayla
    Ago 16, 2018 - 04:10 PM

    I see you don’t monetize your site, don’t waste your traffic,
    you can earn additional cash every month. You can use the best adsense
    alternative for any type of website (they approve all websites),
    for more details simply search in gooogle: boorfe’s tips monetize your website

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *