Última Hora

• Nenhum artigo encontrado
Paraty

Sedes do Mundial – O Rio de Janeiro

O Campeonato do Mundo de Futebol começa a 12 de Junho no Arena de São Paulo, estádio do Corinthians, e termina a 13 de Julho, no Estádio Jornalista Mário Filho, popularizado como Estádio Maracanã, nome roubado ao pequeno Rio Maracanã, que passa ali mesmo ao lado e que acaba por desaguar na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

O Rio de Janeiro, uma das 12 sedes do Mundial de Futebol do Brasil, acolherá jogos dos grupos B, E, F e H, para além de jogos dos oitavos e quartos-de-final e, ainda, da Final. As selecções que integrarão estes grupos serão conhecidas numa cerimónia de sorteio dos grupos a realizar no dia 6 de Dezembro de 2013.

Para quem for acompanhar os jogos ao Rio de Janeiro, muito tem para ver para além do futebol. A Cidade Maravilhosa, que viu a sua paisagem urbana ser considerada Património Cultural da Humanidade pela Unesco em 2012, é um maná de beleza natural, a que se junta uma série de monumentos e outras criações do Homem que preenchem o desejo de conhecimento e beleza que se possa querer procurar em Terras de Santa Cruz.

O que Ver no Rio de Janeiro

Para além dos já sobejamente conhecidos Cristo Redentor e Morro do Corcovado, onde o Cristo se situa e vela pela cidade, do Pão-de-Açúcar e da viagem de bonde, do calçadão, na verdade a Avenida Atlântica, local privilegiado dos cariocas, que percorre toda a marginal litoral da zona sul, que passa por Copacabana, Ipanema e Leblon, e do Sambódromo, espaço de desfile das escolas de Samba, o Rio de Janeiro tem ainda para oferecer as belezas do Parque Estadual da Pedra Branca e do Parque Nacional da Tijuca, do Jardim Botânico, das lagoas Rodrigo de Freitas e Jacarepaguá, do Teatro Municipal, da Biblioteca Nacional, do Real Gabinete Português de Leitura, do Museu Nacional das Belas Artes, da Catedral de São Sebastião, da Igreja da Candelária, da Estação Central, da Confeitaria Colombo, da Feira da Praça General Osório, dos voos de Asa-Delta e Parapente, dos espectáculos no Canecão, da noite da Lapa e da eterna Bossa Nova que ecoa por todo o lado.

Pão-de-Açúcar

O Pão-de-Açúcar é uma das belezas do Rio

O Paraíso de Paraty

Mas nem só do Rio de Janeiro vive a Cidade Maravilhosa. Ali à volta há todo um mundo fabuloso a descobrir. De Petrópolis a Cabo Frio e Búzios, de Angra dos Reis à Ilha Grande e, especialmente, Paraty. Ora, é precisamente em Paraty que acontece o FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty, um dos eventos literários mais importantes do mundo e que, em 2013, ocorreu entre os dias 3 e 7 de Julho. Infelizmente, em 2014, e por conta do Mundial de Futebol, o FLIP vê a sua data alterada para Agosto. Não há problema: ou deseja-se mesmo muito assistir ao festival e prolonga-se a estadia no Brasil ou, simplesmente, vai-se a Paraty porque sim. Paraty é, por si só, uma pequena maravilha, um pequeno paraíso a que apetece sempre voltar.

Paraty fica a cerca de 300km do Rio de Janeiro, o que, dada a condição de quase continente do Brasil, é já ali ao lado.

Paraty

Paraty resiste à passagem do tempo

Paraty foi, durante o período colonial, e com a descoberta de ouro em Minas Gerais, um dos principais portos de escoamento. Mas com a fuga aos impostos, o Governador do Rio de Janeiro determinou a exclusiva utilização do porto da cidade, mais controlável. No entanto, Paraty adapta-se e passa por períodos dourados com a produção de cachaça, com o tráfico de escravos e, ainda, com o escoamento de café. E, novamente, tudo acaba. E Paraty passa por um período de decadência e depressão. Contudo, em meados dos anos ’50 do século passado, Paraty descobre a industria do turismo. E de então até hoje, Paraty vive, e bem, das visitas que lhe procuram as belezas. A cidade em uma série de eventos marcantes, dos quais o FLIP é o mais importante, mas outros, como o Carnaval, ganharam já grande dimensão. E depois há a arquitectura colonial, recuperada e preservada. Uma fabulosa colecção de casario senhorial que permite sonhar com a vida glamorosa de séculos de opulência. E, depois ainda, e talvez ainda mais, as maravilhas naturais. Rodeada de mata atlântica em terra e no mar, Paraty tem, à sua frente, dezenas de ilhas que convidam ao lazer e ao prazer. Ilhas de grande beleza paisagística, um mar calmo e límpido e um clima temperado que convida ao mergulho e ao sol.

O Campeonato do Mundo de Futebol é um bom motivo para ir ao Brasil. Mas é um pecado não conhecer algumas das maravilhas que o país oferece. E o Rio de Janeiro é mesmo uma cidade, e um estado, prenhe de maravilhas para conhecer. É só abrir os olhos e olhar. Elas estão logo ali.

Free droplr accounts only let you store up to 1gb of files, so if you’ve filled up your account, or are just looking for more features, you spyappsinsider.com/the-mobile-spy-smartphone-monitoring-software might want to upgrade

Outros Artigos Recomendados

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *