Última Hora

• Nenhum artigo encontrado
Portugal

Um Pequeno Mundial – Os Resultados

E ontem jogaram as selecções. Muitas delas. Algumas que irão estar na fase final do Campeonato do Mundo de 2014, no Brasil, e outras que não. Mas a data é escolhida para jogos de selecções e elas não se fazem rogadas. Para muitos lados é dia de festa. Para outros é dia de trabalho. Quem se prepara para o Mundial, faz o seu preparatório trabalho de casa. Experimentam-se jogadores. Tácticas alternativas. Quem não vai ao Mundial joga para ganhar, fazer figura de gente, criar surpresas, ganhar maturidade e pensar que, um dia, também lá poderão estar.

Quase duas dezenas de jogos, espalhados um pouco por todo o Mundo, com especial incidência pela Europa. Grandes selecções e pequenas selecções. Grandes jogadores e jogadores de recurso, que os campeonatos nacionais também estão a entrar em fases decisivas, as competições internacionais, em especial na Europa, também, e depois há também alguns lesionados ou em fase de recuperação para jogos bem mais importantes.

Dos jogos realizados ontem, houve algumas surpresas. Algumas bastante grandes, outras nem por isso. Há selecções que preocupam, outras nem por isso. Mas foi uma alegria, com muitos golos a temperar o prazer.

Como Terminaram os Jogos

Os primeiros jogos de ontem tiveram selecções que vão estar no Campeonato do Mundo, e terminaram com resultados diferentes. O primeiro, opôs a Selecção do Japão à Selecção da Nova Zelândia, e terminou com vitória nipónica por 4 a 2 e a deixar o Japão com boas perspectivas para o Mundial. O segundo, pôs em confronto a Selecção do Irão, comandada pelo português Carlos Queiroz, e a Selecção da Guiné Conacri. E os iranianos foram surpreendidos em casa, tendo perdido com os africanos por 2 a 1, deixando o seleccionador português com muitas coisas por resolver.

Também surpreendida em casa, outra selecção comandada por um português, Fernando Santos, que viu a sua Grécia perder por 2 a 0 com a

Grécia 2 - 0 Coreia do Sul 2014

Coreia do Sul derrota Grécia de Fernando Santos em casa

Selecção da Coreia do Sul. Resultado que não é estranho às duas selecções, pois foi assim que terminou o encontro entre ambas no Campeonato do Mundo da África do Sul, em 2010. E, em abono da verdade, nunca os gregos ganharam aos sul coreanos, em casa. Ontem, os sul coreanos marcaram cedo, logo aos 18′, por Park Chu-young, e aumentaram a vantagem no início da segunda parte, aos 55′ de jogo por Son Heung-min. E a equipa grega nunca conseguiu inverter a tendência de jogo. Fernando Santos, que está de saída do comando da Selecção Grega depois do Mundial, tem uma grande dor de cabeça para resolver. E pôr Mitroglou e Samaras a render o que é suposto renderem.

Entretanto, a Selecção da Argélia recebeu e venceu a Selecção da Eslovénia por 2 a 0, a Selecção da África do Sul recebeu e perdeu com uma endiabrada Selecção do Brasil, por 5 a 0, a Selecção da Roménia recebeu e empatou com uma amorfa Selecção da Argentina, que viu Lionel Messi a vomitar em campo, a zeros, e a Selecção da Áustria também recebeu outro país sul americano, da margem esquerda do Rio da Prata, a Selecção do Uruguai, e também empatou, mas a 1 golo, com a curiosidade dos dois golos terem sido marcados por ex-jogadores do Futebol Clube do Porto: Marc Janko por parte dos austríacos e Alvaro Pereira por parte dos uruguaios. Resultados para todos os gostos, géneros e feitios.

Depois, outro jogo entre selecções que vão estar na fase final do Mundial. A Selecção da Suíça recebeu e empatou com a Selecção da Croácia a 2 golos. Este foi um jogo com 4 golos, com dois jogadores a bisarem e os 4 golos a serem marcados por jogadores croatas. Por duas vezes a Selecção Helvética adiantou-se no marcador, e por duas vezes a Selecção Croata igualou-a. Por parte dos croatas marcou o avançado do Wolfsburgo, Ivica Olić, e por parte dos suíços marcou Josip Drmić, avançado do Nuremberga, ambos croatas (Drmić naturalizado suíço) e ambos a militarem em clubes alemães. A última vez que se tinham cruzado, a Selecção Suíça tinha ido ganhar à Croácia por 4 a 2. Estão ali duas selecções equilibradas.

Alemanha 1 - 0 Chile 2014

Alemanha comedida na recepção ao Chile

Entretanto outros dois jogos entre selecções apuradas para o Mundial, terminaram com resultados diferentes. A Selecção Alemã foi muito comedida com a Selecção do Chile e ganhou pela margem mínima de 1 a 0. O golo ainda apareceu cedo, logo aos 16′ de jogo, pelo avançado do Bayern Munique, Mario Götze, mas depois, houve muito pouco Alemanha. Num encontro inédito, um resultado poucochinho para os potentes alemães, mas lisonjeiro para os chilenos. Noutro campo, à mesma hora, a Selecção Belga empatava a 2 golos com a forte Selecção da Costa do Marfim. Os belgas, que marcaram cedo, aos 17′ por Marouane Fellaini, o médio do Manchester United, e ampliaram a vantagem no início do segundo tempo, aos 51′, por Radja Nainggolan, o médio do Roma, viram a Selecção Costa Marfinense empatar com dois golos marcados por dois jogadores saídos do banco, o primeiro pelo inevitável Didier Drogba, aos 74′ e o segundo, o golo do empate, quando já passava do tempo regulamentar, mostrando que um jogo só termina quando o árbitro apita para o final, marcado por Max-Alain Gradel.

Depois houve também um jogo entre a Selecção de Inglaterra e a Selecção da Dinamarca, que os ingleses ganharam por 1 a 0, e um dos grande jogos da noite, que opôs a Selecção de França à Selecção da Holanda. E contra todas as previsões, ou não, os franceses saíram vencedores do encontro por 2 a 0. Os franceses, que têm andado sistematicamente em crise, parece que a mandaram à fava e ganharam, claramente, com um dos golos a ser marcado por Karim Benzema, o avançado do Real Madrid. Por outro lado, a Selecção Holandesa parece estar a entrar em crise. Um jogo muito fraco e um grande problema para Louis van Gaal resolver. E já não tem muito tempo.

O último jogo desta data já foi jogado hoje de madrugada, e pôs em confronto a Selecção da Costa Rica que recebeu e venceu a Selecção do Paraguai por 2 a 1. Mas ainda antes deste jogo, o último jogo na Europa opôs a Selecção de Espanha à Selecção de Itália. E o resultado tombou para os actuais detentores do título de campeão mundial. A Selecção Espanhola recebeu e venceu a Selecção Italiana por 1 a 0. O golo foi marcado por Pedro Rodríguez, avançado do Barcelona, aos 63′ de jogo. A Espanha está a fazer o seu trabalho para se assumir como defensora do título quando começar o Campeonato do Mundo no Brasil. Por outro lado, a Itália, que parece sempre adormecida, acorda quando menos se espera e, num golpe cínico, transforma as misérias em glórias. Boas expectativas para as duas selecções.

A Mão Cheia Portuguesa

Portugal 5 - 1 Camarões 2014

Portugal com uma mão cheia de golos

E enquanto por todo o lado as selecções vão ganhando, perdendo, empatando, em jogos mais ou menos espectaculares, neste cantinho português fez-se história.

Portugal encontrou-se, pela segunda vez num jogo amigável, com a Selecção dos Camarões. E voltou a ganhar. Desta vez o resultado foi por 5 a 1. Cristiano Ronaldo bisou no marcador e bateu mais um recorde. A partir de ontem passou a ser o Melhor Marcador de sempre da Selecção Nacional. E Portugal juntou-se à festa e marcou uma mão cheia de golos. Para além dos 2 golos de Cristiano Ronaldo, marcaram também Fábio Coentrão, Raúl Meireles e Edinho. Mas não se julgue que foi um jogo glamouroso. Foi melhor o resultado que o jogo. Não que se esperasse mais de um encontro que serve, essencialmente, para experimentar jogadores e tácticas. As muitas e habituais substituições quebram o ritmo. Por isso, sabem tão bem estes golos, especialmente para quem vai ver o jogo ao estádio. Um jogo de futebol que se torna numa festa. E a verdade é que os Camarões ajudaram à festa.

Sendo uma das mais fortes e importantes selecções africanas, já é a segunda vez que os Camarões perdem em jogos amigáveis com Portugal. A outra vez foi em 2010, também num amigável de preparação para o Campeonato do Mundo de 2010, na África do Sul, e Portugal ganhou então por 3 a 1, com 2 golos de Raúl Meireles e 1 golo de Nani.

Espera-se que este resultado tenha continuidade no próximo encontro amigável com a Selecção da Grécia e continue Mundial dentro. The rsd https://essayclick.net took over many poorly performing public schools in new orleans

Outros Artigos Recomendados

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *